Agora que você já entendeu todos os processos e etapas para ter seu negócio digital na Brainship, é hora de entender também sobre suas responsabilidades quanto a emissão de notas fiscais.
Embora o tema já seja bastante conhecido e discutido, muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre a importância de fazer essa emissão.
Além de gerarem ainda mais confiança para os fornecedores e clientes de um negócio, as notas fiscais também são um direito do consumidor, que ao comprar um produto ou serviço, poderá exigir troca ou restituição do valor pago, mediante apresentação da nota.
Vale lembrar também que as tributações começam pelas notas fiscais, valendo como prova de que seu negócio paga corretamente os tributos e os percentuais relativos são recolhidos pelo governo.
Na Brainship você deverá emitir nota para todas as suas vendas. É importante destacar que seu cliente precisará receber a nota fiscal com o valor total da compra, sem deduzir a taxa de serviço cobrada pela plataforma. Fique tranquilo, pois explicaremos melhor adiante.
Qual o meu papel na emissão de notas fiscais?
Para entender melhor, é importante lembrar que seus clientes estão comprando um serviço diretamente de você, enquanto a Brainship apenas viabiliza o processo.
Assim, a plataforma presta serviços para você, Brainer, e não para o consumidor final. Justamente por isso, é sua a responsabilidade de emitir nota fiscal para os impulsionados.
Assim como mencionado acima, será preciso emitir a nota com o valor total pago pelo cliente, sem descontar a taxa cobrada pela plataforma.
Imagine que você foi até uma loja e comprou um sapato novo. Em sua nota fiscal, aparecerá exatamente o valor que estava na etiqueta, sem deduzir a comissão do vendedor e outras taxas relacionadas.
Prazo
Segundo a legislação tributária no Brasil, você pode emitir a nota fiscal para seus clientes com dois prazos diferentes.
O primeiro deles é fazer a emissão assim que o cliente fizer o pagamento. No entanto, você também poderá optar por emitir apenas quando seu serviço for concluído, ou seja, quando todas as sessões de impulso com aquela pessoa forem finalizadas.
Como emitir notas?
Como Brainer, você atende seus clientes de forma totalmente online, por videoconferências dentro da própria plataforma. Não há nenhum tipo de contato físico, portanto, é importante que você opte pela nota fiscal eletrônica.
Dessa forma, será possível garantir mais agilidade no processo, já que seu cliente receberá o documento de forma rápida.
Esse sistema eletrônico está disponível nas principais cidades do Brasil. No entanto, se não for o seu caso, a dica é mudar o registro da sua empresa para outro lugar que forneça o serviço.
Para conseguir emitir notas fiscais eletrônicas, você deverá:
- Conseguir um certificado digital;
- Fazer seu credenciamento na Prefeitura ou Secretaria da Fazenda;
- Obter um software que faça a emissão de nota fiscal eletrônica.
Para fazer tudo isso de forma assertiva e sem estresse, a melhor opção é contar sempre com a ajuda de um contador, que irá te guiar para as melhores escolhas.
Qual o papel da Brainship na emissão de notas fiscais?
Conforme mencionamos acima, a plataforma também tem suas responsabilidades, referentes às taxas de serviço pela utilização.
Dessa forma, a Brainship também emitirá notas fiscais para os Brainers sempre que ocorrer uma venda e, consequentemente, a cobrança da nossa taxa de serviço, equivalente a 9,90% sobre o valor da transação (clique aqui para saber mais detalhes em nossos TERMOS DE USO).
Essa nota será emitida para os Brainers mensalmente, somando o valor de todas as transações feitas nesse período.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.