Com um mundo cada vez mais conectado no digital, pessoas e empresas se relacionam a todo momento, seja pelas redes sociais ou mesmo pelos sites.
Principalmente para quem tem um negócio, esse relacionamento é extremamente importante e acaba gerando alguns dados que podem ser mensurados, fazendo com que haja possibilidade de desenvolver estratégias mais assertivas em relação ao marketing digital da empresa, bem como descobrir o que os clientes estão achando do produto.
Na Brainship não é diferente. É sempre importante fazer essa mensuração de dados na plataforma, o que contribui também para que você, Brainer, consiga alcançar os melhores resultados, chegando no maior número possível de pessoas interessadas no seu trabalho.
Para isso, o Google Analytics é um importante aliado. Se você ainda não conhece a ferramenta, pode ficar tranquilo que a gente te explica!
Entenda o que é o Google Analytics
Assim como o nome já sugere, a ferramenta é oferecida pelo Google de forma gratuita. Funciona como um sistema de monitoramento de tráfego, podendo ser instalado em qualquer blog, site ou loja virtual.
O principal objetivo da ferramenta é entender como funciona o comportamento de quem visita o site, no caso, a Brainship.
Após instalado, você pode entrar na sua conta do Analytics e ter acesso a relatórios diários, semanais e até mensais, mostrando o real interesse dos usuários em cada visita que fazem a determinada página.
Com os dados obtidos, é possível verificar se o visitante está fazendo o que você espera dentro da página. Caso contrário, você terá informações suficientes para descobrir qual é o problema e elaborar estratégias para resolvê-lo.
Além disso, ainda é possível descobrir qual a média de tempo que o visitante passa na sua página, de qual região vem a maior parte do seu público, a média de idade, sem falar que ainda é possível ter métricas de conversão. Sem dúvida, uma ferramenta indispensável!
Como criar uma conta no Analytics
Para criar sua conta no Analytics é necessário estar logado em uma conta do Google. Clique aqui para acessar a ferramenta e, em seguida, clique no botão "Faça login no Google Analytics", localizado no canto superior direito
Caso sua conta ainda não esteja logada (gmail, por exemplo), faça o login e você será automaticamente direcionado para a interface de usuário da ferramenta.
Feito isso, você irá se deparar com a seguinte tela:
Clique no botão "Começar Avaliação" e você será novamente direcionado. Na janela seguinte, insira o nome da conta e role a tela para baixo, clicando no botão "Próximo".
Na etapa 2, na aba "Configuração da Propriedade", insira um nome para a propriedade e selecione o fuso horário e moeda de acordo com sua região.
Em seguida, clique em "Mostrar Propriedades Avançadas", para criar uma conta no Universal Analytics, que é onde você conseguirá o código para configurar no seu perfil.
Assim, será aberta uma caixa onde você precisará ativar o botão, que fica do lado direito. Confira no gif abaixo:
Assim que o botão for ativado, aparecerá uma caixa solicitando a URL do site. Ali você precisará inserir a URL do seu perfil público na Brainship. Para isso, acesse sua conta Brainer, clique no menu, localizado no canto superior esquerdo e, em seguida, clique também em "Ver perfil público", que aparece logo abaixo.
Copie a URL e cole na caixa solicitada pelo Analytics, tirando o "https://", que por padrão, já está automaticamente inserido em um botão na frente. Em seguida, clique no botão "Próximo", conforme ilustra o gif abaixo.
Na etapa 3, em "Sobre sua empresa", marque as opções que melhor condizem com a sua realidade e seu objetivo. Selecione o setor mais próximo da sua área de atuação. Em seguida, como você precisará monitorar apenas seu perfil, marque a opção de empresa pequena.
Em seguida, marque seu objetivo ao utilizar o Google Analytics, podendo escolher quantas opções desejar. Feito isso, basta clicar em "Criar" e pronto!
Será aberta uma janela onde você precisa concordar com os termos de uso da ferramenta. Mude a região de "Estados Unidos" para "Brasil" e marque as caixinhas que demonstram que você concorda com as políticas do Analytics.
Clique em "Aceitar". Feito isso, você já poderá ter acesso ao Google Analytics e também ao código (tag) que você precisará inserir na Brainship.
Como configurar a conta na Brainship
Ao entrar na interface do Google Analytics, em "Administrador", clique em "Fluxo de Dados", caso a plataforma não tenha aberto automaticamente na aba. Do lado direito você verá a propriedade adicionada com seu perfil na Brainship.
Clique sobre ela. Serão abertas várias informações, mas leve sua atenção para a segunda caixa, em "Instruções sobre inclusão de tag". Em "Adicionar nova tag na página", clique em "Tag global do site".
Será aberta uma nova caixa onde você verá um código. Tudo que você precisa fazer é copiar esse código, entrar no seu perfil de Brainer na Brainship, clicar no menu, e em seguida ir até "Ajustes".
Aparecerão vários botões importantes, mas procure pelo "Rastrear dados de usuários com Google Analytics". Ative o botão, cole o código na caixa e clique em "Salvar". Aparecerá a informação de que os ajustes foram salvos. Veja o passo a passo abaixo:
Prontinho! A partir daí você já poderá acessar o Analytics e monitorar o perfil da sua audiência, elaborando estratégias para impulsionar seu negócio!
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.